Um experimento, o melhor do YouPix Summit e uma pergunta
Edições anteriores de “uma rebelião acústica”:
Uma aula de Storytelling para quem tem estômago
Seja uma referência na maior rede profissional do mundo
Um experimento
Algumas edições atrás, o tema principal que conversamos por aqui foi “Na era dos vídeos curtos, ainda existe espaço para textos?”.
Se você não se lembra, ou não estava por aqui na época, é só clicar aqui para conferir na íntegra.
Mas um dos pontos-chave de se usar vídeos curtos como estratégia hoje é a versatilidade e facilidade para usar o mesmo conteúdo em várias plataformas.
Se você escreve artigos, consegue usá-los com facilidade no blog, no LinkedIn e também no Medium.
Se cria carrosséis, Instagram e LinkedIn.
Agora, com os vídeos curtos, você consegue explorar um único conteúdo em, pelo menos, 4 canais:
Instagram;
TikTok;
LinkedIn;
Peixe 30.
E esse é justamente o experimento que comecei a fazer e pretendo me aprofundar ainda mais em breve. Sei bem que a proposta e a dinâmica de cada uma dessas redes é diferente, então não espero que um único vídeo tenha uma performance incrível em todas.
Uma das ideias, inclusive, é justamente diversificar: criar algo que tenha mais a cara do LinkedIn, outro com a cara do TikTok, e por aí vai. Talvez, até me surpreenda numa dessas, hein?
Por enquanto, fiz isso apenas com 2 vídeos, publicados no mesmo horário e no mesmo dia nessas 4 plataformas.
Ainda não vou compartilhar resultados para testar mais e ter uma base mais segura. Quando chegarmos lá, teremos bastante assunto para conversar mais sobre isso.
Até lá, já aproveita para me responder:
Alguma dúvida que eu possa responder em até 3 minutos?
Aproveitando a deixa, comecei a criar um estoque de vídeos para eu trabalhar por aqui e, hoje mesmo, devo gravar mais alguns na parte da tarde.
Você tem alguma pergunta, dúvida, ou curiosidade que gostaria de me perguntar, que eu possa responder em até 3 minutos?
Responde esse email me contando o que gostaria que eu respondesse, que pode virar reels :)
O melhor momento do YouPix Summit
Em setembro, aconteceu o YouPix Summit, que foi o primeiro evento presencial que fui desde que a pandemia começou. E também o primeiro evento representando a Gombo.
De longe, meu quadro preferido foi “Como transformar CEOs em creators”, conduzido pela Vanessa Spirandeo e com participação de Adriana Barbosa, Facundo Guerra e Ricardo Dias.
Ainda não conhecia o Facundo antes disso, mas saí de lá fã do trabalho dele e, no dia seguinte, já estava maratonando seu podcast.
Esse quadro está disponível no YouTube na íntegra, tem menos de 30 minutos e é fantástico pela diferença de visão dos participantes.
Uma agulha no palheiro de um experimento que já virou hit
Se você ainda não acompanha a Natália Nodari no LinkedIn, tá em tempo de corrigir isso.
Ela é uma das mais pessoas com posts mais inusitados por lá. Aliás, não apenas por lá, porque ela também é autora do livro “O Segundo Cu”.
Dessa vez, ela começou um perfil no TikTok para falar de uma nova fase em sua vida, a gravidez. Em apenas 40 dias, já emplacou vários virais que alcançaram milhões de pessoas e já atraiu mais de 150 mil seguidores.
No LinkedIn, ela tem compartilhado sobre seus aprendizados por lá e sempre traz pontos que só dá pra aprender na prática. É o caso desse post aqui, onde ela conta sobre alguns de seus maiores erros e também seus principais aprendizados.
Como assim “uma agulha no palheiro”?
É bem comum vermos criadores de conteúdo reclamando do alcance e da qualidade dos conteúdos do LinkedIn. Tanto que, ironicamente, reclamar do LinkedIn se tornou um nicho bem popular por lá. Então, trago essa seção sempre que possível, para compartilhar um conteúdo que seja uma verdadeira agulha no palheiro.
Um abraço e até breve,